sábado, março 24, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 8 - juntando tudo e fazendo funcionar]

Último...
obs: Se você está lendo isso, e não viu os outros 7 posts anteriores, vá para o primeiro e começe a ler em ordem...

Fazendo a parte elétrica... soldando tudo:





Esse emaranhado de fios, liga o teclado, que eu expliquei na parte 2 (aquele teclado com um conector acoplado), aos botões (da parte 4). E a porta game do pc ao acelerador, freio, direção, embreagem e "borboletas". Os dois cabos de rede ali, um vai para o teclado, e outro para a porta game.





Detalhes da caixa de marchas, onde se vê os interruptores.



Conectores seriais, que foram usados para ligar a caixa de marchas à mesa, e a mesa ao teclado.



Tudo pronto!




E pra terminar... champagne... depois que tudo funcionou é claro...
E funcionou passado da meia-noite... e que dormir que nada, jogar é melhor.
=D

E um video pra vocês verem como a gambiarra funciona:



Pronto... =D

59 comentários:

Cleverson disse...

Já disse que isso é uma doença, né!? Totalmente sem noção!

Só posso dizer uma coisa pra vocês... PARABÉNS... Isso, com certeza, não é qualquer um que faz.

E agora, qual será a próxima gambiarra!??? AGOARDEMM!

heuahuaheua

Anônimo disse...

Vocês levaram os tazo! Parabéns

O próximo deveria ser um "gambiarra binball" uahauahauah

Saulo disse...

a próxima gambiarra... hummm
nem idéia... alias, nem idéia nossa e sim do cabelo, que comentou a história de um tapete de dança um poquinho diferente
=D

talvez sai alguma coisa logo mas não é garantido

abraço

Anônimo disse...

Parabéns mulekada, mandaram super bem!

Abração prucÊs!!!

Chucrutiz disse...

HEhehehe
FIcou muito massa, galera!
Agora só falta vcs aprenderem a usar fibra de vidro e fazer pra vender, heheheh
Abração e parabéns!

Unknown disse...

Hum... massa d++ vcs merecem agora uma tela maior pra jogar né?? hueheuheu

Gostei muito galera.
Grande abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Saulo disse...

falouedisse: você não é o primeiro a falar em vender... mas com certeza ta incentivando um pouco mais a gente a levar a idéia adiante, valeu pelo comentário.

samuelstj: pois é... uma tela maior seria bom, mas por enquanto vai essa mesmo, que alias, é muito boa =D

Saulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wilker Lúcio disse...

Parabéns pelo projeto, eu queria ter esses conhecimentos de engenharia ai de vocês pra faze umas coisas do gênero também XD

Como eu sou apenas programador então me contento fazendo coisas virtuais mesmo XD hehehe

mas ai caras, eu boto mó fé em vocês ensinarem a fazer um tapete de dança, eu sei que é bem mais simples que esse controle ai (afinal, oque são 5 botões pra quem fez esses eixo todo ai XD)

eu mesmo to pensando em fazer um tapete pra mim, eu ia comprar um pronto mas todos os disponiveis no mercado são uns lixos... se vocês fizessem ai ajudava muito, sem querer exigir nada, mas se forem fazer um tapete façam o do Pump (com setas diagonais e centro) ou um multi-uso (com 9 setas, lados, diagonais e meio)

mas de qualquer forma parabéns ;)

Saulo disse...

Wilker, acho que engenharia é o que falta, huauhasuhuash aqui a gente foi fazendo tudo sem projeto, decidindo as coisas na hora, arrumando o que deu errado na hora também... daqui pra frente a gente só vai por a mão na massa depois de tudo bem planejado =D
O tapete de dança é interessante, e não é a primeira pessoa que pede, então acho que a gente vai fazer mesmo =)
pode esperar que vai sair um tapete... o seria um piso de dança?
huauhsauhsauh
obrigado pelo comentário

R.Sallaberry disse...

Massa pacaralho!!!!!

Eu larguei a Eng da Comuputacao pra ser Ator.. mas sei um poco de gambiarra hehehe

vc mandaram mto bem! como foi o planejamento antes de começar a por a mão na massa?

vcs podem ganha mta grana com isso ae!



abraçO!

Anônimo disse...

Parabéns!!!
Muito dahora!!!
Também gostei da idéia do tapete!!
Com certeza vcs vão fazer muito melhor do que os que tem por aí!!
Desculpe minha ignorância, mas se fosse possível, vcs poderiam detalhar as ligações dos fios e dos botoes e dos resistores no conector game? Ou onde poderia encontrar isso (algum site...).
Meu email é rrkawano@gmail.com.
Eu já agradeco por vcs terem feito esse trabalho e divulgá-lo!!!
PARABÉNS!!!!

Saulo disse...

Massaxucts, planejamento? nenhum... só uns desenhinhos toscos, quem sabe a gnt coloca num post futuro.

Anônimo, agora que você pediu, falei com meus irmãos e nós vamos montar mais um post sobre o joystick, com os esquemas elétricos que a gente fez.
nos baseamos neste site pra entender a pinagem da porta game: http://www.technick.net/public/code/cp_dpage.php?aiocp_dp=pinconjoy_pc_game
fizemos também uma adaptação num teclado pra ter mais botões.
flws

Anônimo disse...

aew velho só tenhu uma coisa pra fla pra vcs.......vcs sao fodaaaaaaaaaaaaaaassssssss loko di mais oq vcs fizeram rola um tuto?? nao precisa ser esse tem como mi ajuda a fazer akele com o mouse serial? temnhu um mouse aki ai o resto trokando uma ideai si vcs poderem fazer issu agradeço xD mais dexando esse pedido di lado vcs sao de maissssssssSssss cranio até a sola do pé inteligente pra K... Flw continuem assim qui vcs vao longeeeeee!!! flw meu msn aew mi add la xD lhc007sp@hotmail.com
flw pra vcs!!!!!!!!

Anônimo disse...

Noossa, mto interessante mesmo esse projeto de vcs... que bom que descobri esse blog :)

Parabéns mesmo ^^

Unknown disse...

Boa tarde

Eu estou a muito tempo lendo diversos foruns atras de informacoes pra fazer um joystick completo, e olhando o que vcs fizeram fiquei muito impressionado, vcs fizeram um otimo trabalho, estao de parabens. Eu vou fazer um cockpit partindo desse projeto http://www.f1design.us/04_Sim_Racing/SIM_MK1/index.htm e pretendo usar a ideia de vcs tanto para voltante como para o cambio e os pedais e as ligacoes eletricas. Isso claro se vcs permitirem ne, rsrsrsr. Gostaria muito que vcs compartilhassem o esquema de soldagem pra ficar tudo perfeito. Pode ter certeza que muitos como eu ficariam extremamente contentes... Uma duvida, vcs disseram que deixaram de usar um eixo e um botao por conta de nao usar dois cabos no conector. Esse eixo poderia ser usado no pedal de embreagem para ter uma maior precisao nos movimetos?

Obrigado mesmo pela atencao e PARABENS

Saulo disse...

Flavio:
quanto ao esquema eu estou fazendo ao poucos... to bem sem tempo, mas pretendo terminar assim que sobrar umas horas pra pensar... hsauhshuuhsa

quanto ao quarto eixo, poderia ser usado sim na embreagem, mas segundo o que a gente verificou, só 1 jogo tinha suporte a embreagem mais precisa (nao me lembro qual)

abraço e boa sorte com o projeto

Anônimo disse...

Vcs estão de parabens, altas gambiarra msm.....Fiquei ateh com um poukinho de inveja.....Sou programador e ñ manjo mt desses esquemas de manipulação de hardware....

Será q ñ tem como disponibilizar o esquema eletrico, como foram feita as ligações, quais pinagens do gameport usada essas coisa pra galera, tentar fazer...

Qualquer coisa se puder mandar por email agradeço rafapro@gmail.com

Saulo disse...

Rafael

obrigado pela visita, e já faz algum tempo que estou devendo o esquema elétrico, o problema é tempo de desenhar tudo, mas quando ele for feito eu posto aqui.

valeu

Anônimo disse...

To esperando o desenho do esquema elétrico!! :)

Bruno Balarin disse...

PERFEITO !!

agora só estou esperando o esquema elétrico mesmo. só falta isso ^^

mande para bruno.balarin@gmail.com por favor.

Parabéns pra vocês..

Unknown disse...

E ae blz

Ja comecei a montar o meu cockpit, ja fiz a estrutura de madeira, agora to começando a fazer os pedais em alumínio, quando vcs tiverem um tempo, postem ai como vcs fizeram as ligações, pq volante, acelerador, freio e embreagem eu consegui fazer funcionar, mas como só da pra usar 4 botões pela porta game então queria entender melhor o esquema que vcs fizeram pra montar um cambio H tmb...

Obrigado pela atenção

Anônimo disse...

pessoal, se basendo em porta paralela de 25 pinos, como seria a instalação?


vlw

bruno

brunbastos@hotmail.com

Unknown disse...

Caraca! Vcs são os caras certos para me ajudar. Vcs conseguem fazer um controle para MAME (emulador de fliper) usando a porta usb de um teclado? Já lí alguns tutoriais mas ainda estou confuso por onde começar... E pelo que ví o trabalho de vocês é totalmente artesanal, usando objetos do dia a dia, tipo o mc'giver, né? Muito bom o trabalho de vcs...

Saulo disse...

Hugo, com a USB a gente nem tem idéia de como fazer, o máximo que consegui foi encontrar uma interface pra 16 botões e 4 eixos que pode ser ligado na USB, em um site alemão, por 19 euros, mas somente enviam em lotes de 300 euros. Depois disso acabei nem procurando mais, mas se alguem souber onde conseguir algo parecido, nem que seja fora do Brasil, mas que possa ser comprado poucas unidades com certeza eu compro.
valeu

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns

Daew agora vai umas duvidas aew:

A parte do câmbio, nós estamos fazendo um aki, só q do tipo, pra frente e pra trás, se me entende,

Já pelo que eu vi, o de vocês é vamos dizer, tipo de um carro, como vc6 fizeram???

Por exemplo, o nosso aki, é soh dois botões no cambio, um para subir marcha e outro pra reduzir.

Pensamos em fazer tipo o de vocês, mas no momento que subir marcha, para voltar, jah nao dah certo.

C vc6 entenderam o q eu quis dizer, podia explicar aew como faz.

Vlw, e obrigado, e parabén novamente....

Unknown disse...

Ari

O Cambio do jeito que vc quer fazer é bem mais facil de fazer. Alias vc pode usar só a entrada GamePort do pc. Pq no proprio conector tem ligacoes para botoes. Sao quatro botoes que podem ser utilizados. Desses 4, 2 vcs usariam para fazer o cambio, um para ser o marcha pra cima e um para ser o marcha pra baixo. Para fazer essa ligacao, vcs tem que soldar um fio na entrada 2 do conector femea e no botao do marcha para cima no polo NO. Depois do polo Com vcs soldam no polo Com do outro botao. Esses 2 Com serao ligados no polo 4 do conector femea. E o conector NC do botao marcha pra baixo vcs soldam na entrada 7 do conector femea. Assim vcs tem dois botoes que podem ser usados como cambio sequencial e ainda sobram 2 botoes. Espero ter ajudado, se vcs quiserem eu mando uma foto do esquema dessa ligacao pra vcs.

Anônimo disse...

Viu Flávio
Desculpa mas axo q vc nao entendeu a minha pergunta, como vc6 fizeram o cambio de vc6, utilizando uma controladora de teclado???

O need for speed aceita, configurar para q cada marcha seja um botão???

Obrigado

Saulo disse...

isso Ari, foi com botões do teclado mesmo, olha na parte 2: http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2007/02/o-joystick-de-mouse-evoluiu-parte-2.html

lá explica as conexões.

sim, o need carbon permite configurar um botão pra cada marcha (muito bom jogar assim), e quando o jogo não suporta você usa o botão da terceira pra subi marcha e o da quarta pra descer marcha =)

qualquer coisa tamo ae, abraço

... disse...

Muito bom o experiment... quer dizer gambiarra de vcs. Me inspirou a desenvolver algumas coisas aqui e ja tenho umas ideias. Tenho muito interesse em eletronica, mas andei dando umas pesquisadas em torno das possibilidades do projeto e fiquei com algumas duvidas. Se possivel teria como entrar em contato por e-mail ou msn sem compromisso de horario, numa hora que tiver de bobeira? Se sim add aew jussiebgv@hotmail.com flw e parabens pela criatividade!

Lucas ermel disse...

oi
sera vc poderia passar o seu e-mail para eu mandar um esquema do meu teclado, e c possível, vc poderia mostrar neste esquema em quais linhas da placa do teclado q eu devo soldar os fios do cabo serial???
vlw
mt obrigado

meu e-mail eh:
lucas_ermel@hotmail.com

Anônimo disse...

oi
sera vc poderia passar o seu e-mail para eu mandar um esquema do meu teclado, e c possível, vc poderia mostrar neste esquema em quais linhas da placa do teclado q eu devo soldar os fios do cabo serial???
vlw
mt obrigado

meu e-mail eh:
lucas_ermel@hotmail.com

Saulo disse...

Lucas:
esse cabo que tem um conector serial vai ligado nas trilhas do teclado mesmo...
quando voce aperta os botoes do joystick é a mesma coisa que apertar os botões do teclado, foi feito uma ligacao paralela, só isso
abracos

DP disse...

Champagne do lado.. Tão dirigindo bêbados, piazada?

AEHRIUHERIURIHIAEHRIUHERUAER.

maikel disse...

caraio, pela expressão do "piloto" parece uma boléia de kombi, aquelas com meia volta de folga... (sacanagem gurizada, ficou massa a gambiarra)...

Anônimo disse...

Vey,vcs sao foda de mais tah igual ao G25 uahusasuashushu

pow leek me ad dno msn vey,tenho um projeto tbm igual o de vcs,so que na minha parte eu tenho o volante acelerador e freio,eu fiz um cambio pra frente e pra tras sabe,up e down,com um mouse,mais quero fazer um cambio em ''HH'' igual o de vcs e tbm uma embreagem,mais preciso esclarecer duvidas por favor MEU MSN E JUNINHO_GNN@HOTMAIL.COM por favor me add msm

Unknown disse...

ae saulo,to montando um cambio igualzinho ao seu e uma embreagem,mais to com uma duvida,se eu usar um potenciometro para embreagem em um teclado,soldado em alguma tecla ele vai funcionar direitinho? tipow seu eu virar de vagar ele vai ter a resitencia de vagar e tals/

ou potenciometro so funciona com placas de joystick}?



por favor me contactar urgente!


se kizer fikar mais facil e me ajudar com meu projeto me add no msn ou respode por aki smm

juninho_gnn@hotmail.com

Saulo disse...

Junior,

Só funciona na porta game mesmo, teclado eh só digital, ou ligado ou desligado. Já a porta game aceita potenciometros e tem um intervalo de 255 valores.

Uma dica a todos,

Tentem contruir o joystick com um adaptador de controle de Playstation para usb, que se compra em qualquer camelô e nao custa mais que 30 pila (ou no dealextreme.com)

Anônimo disse...

podem postar o soft utilizado para o controle da porta game eu fiz tudo como vcs mostraram ai mas os potenciometros nao funfionao.


abraço. leonardo.
leo-mrx-@hotmail.com

Unknown disse...

é o seguinte:
Se fizer utilizando a placa de gamepad usb o volante fica obediente? Tipo quando vira devagar e tal?

Saulo disse...

Leonardo

Não tem software nenhum, se a porta game estiver instalada certa no pc e todos cabos conectados certo é só ir no painel de controle do windows e adicionar um joystick com a quantidade de eixos e botões que você fez.

Icamaral

Infelizmente gamepad não funciona, mas se o teu gamepad for de porta game e não usb, ainda dá pra aproveitar o cabo e outras peças.

Esse joystick foi feito à muito tempo, atualmente já atualizamos ele e estamos usando tudo usb. Já que está tudo mais barato mesmo...
Compre um adaptador usb para contoles de Playstation, instale no computador os drivers, encontre por aí 2 controles de play 2 quebrados, mas que a parte eletrônica funcione. Pronto, você tem 8 eixos ( meeeeee ) e uma penca de botões pra adaptar onde quiser...
E ainda quem quiser precisão no volante pode usar um mouse, de bolinha ou optico (e usar a criatividade para fazer um mecanismo que mexa o ponteiro com o volante ^^ ) e instalar o programa ppjoy.

e tá feito.

SenhorDark disse...

fala aii galerinha blz vcs vende esses volante por encomenda?
eu gostaria de saber o preço? se vc vendem
um abraço aew galerinha e vc são demais

Saulo disse...

Dark, não vendemos não.
abraço

CLLC disse...

Parabens!!! É o mínimo que posso dizer. Achei isso na net por acaso e fiquei admirado, lembrando da minha adolescência. Já mexi com eletrônica e hoje com programação. Tambem já fiz umas gambiarras, inclusive um volante adaptando de um joystick, mas não tinha um acabamento desses... rs, afinal, não possuía ferramentas elétricas na época (1998), rs. Acho que vocês poderiam fazer isso pra vender. rs

Saulo disse...

CLLC, não pretendemos vender não, mas muito obrigado pelo incentivo.
abraço

Ronnald disse...

PARABNESS

Ficou muuitoo showw!

A tempos estou a proucura de um volante bom, vou ganhar agora um Thrumaster Ferrari Gt Experience. Ai vou arranjar um banco de carro, montar um cokpit. Queria saber se vc pode me ajudar? Quero adicionar um pedal de embreagem e um cambio (sequencial mesmo, e no futuro em H). Só que eu não sei como faço pra ligar eles ao pc.
O volante ainda não chegou, nem sei como são as conexões entre pedal/volante. Mas vou pegar os pedais de um volante da clone de um amigo meu pra fazer a embreagem do meu. pretendo desmnontar e colocar invertido, como algumas pessoas fazem com o G27.

Parabens mais uma vez! valew!

gregg disse...

se vcs forem vende um desse quanto vcs cobravam ?
responde no meu email
willian_raly@hotmail.com

Anônimo disse...

parabens ai antes de mais... bom fiz tudo como no tuto, mas na hora de add o controle , diz ki não esta conectado???? oke fazer?? obrigado

Anônimo disse...

o anonimo da ultima msngm....vlw ai, apanhei aki mas consegui identificar....parabens mais uma vez, vlw....

Saulo disse...

Gregg, não pretendemos vender.
Anonimo, parabéns pra você também, conseguiu fazer.

eneobov disse...

Cara, o projeto é animal mesmo. To numa luta feroz pra fazer o meu a partir de um controle USB, mas to apanhando pra ligar os potenciômetros na placa do controle. Ouvi boatos que os potenciometros do analogico do controle são de 10K e não de 100K, será que é por isso que quando fiz o teste com os potenciometros eles ficaram doidos? Também li que vcs iriam projetar algo a partir de um controle USB, portanto, dá uma luz aí.

Vlw. Abraço a todos.

Anônimo disse...

filhote do magaiver ou mega giver(não sou desse tempo) kkkk
cara se ta de parabens o negocio é uma gambis monstra mais muito loca eu tenho ate vontade d faze um, porem não nasci pra meche com eletronica só no virtual mesmo

Saulo disse...

eneobov,

O bom mesmo é usar os potenciometros originais do controle, e tem que cuidar que o potenciometro não vai funcionar quando ligado em uma trilha de botão

Abraço

Anônimo disse...

Vocês são demais, haha.

Unknown disse...

Ai cara, se tem facepra nois conversa? se tiver add ae
https://www.facebook.com/junior.ferreiralima.33?ref=tn_tnmn

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo disse...

Júnior,

Tenho sim, mas gostaria que as dúvidas fossem escritas aqui. Outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas que você.

Abraço

JF Silk Estampas personalizadas disse...

Em primeiro lugar obrigado pelo blog demais isso aqui. Em segundo lugar encontrei seu blog quando tava pesquisando se é pissível fazer uma gambiarra que tenho em mente e acho q vc poderá me dizer se é possível.

A minha dúvida é . seria possível ligar um mouse pad no lugar de um potênciometro do analógico de um joystick ?