domingo, julho 29, 2007

Gambiarras de férias [Parte 1 - OdôCalc]

As férias do meio do ano serviram pra fazer (ou só pra postar o que tava feito =P ), vamos à primeira gambiarra, o Odômetro com Calculadora pra Bicicleta, batizado de OdôCalc.

"Quanto quilometros será que eu andei de bicicleta hoje?"
"SDS (Só Deus sabe)..."

Bom, primeiro junte os materiais, precisa de:
- 1 calculadora
- 1 sensor de alarme, aqueles que funcionam com imã.
- 1 imã de HD de preferência (substituindo o original que vem com o sensor)
- 1 metro de fio (pode ser de cabo de rede, usa um par)
- fita adesiva ou abraçadeira

pra fazer, você também vai precisar de soldador (aqueles pra componentes eletrônicos) e solda.

A idéia é fazer um interruptor (sensor de alarme) paralelo ao botão de = (igual) da calculadora. Para isso procure as trilhas do botão de igual para soldar o par de fios:



Fios soldados na placa da calculadora. Ali eu coloquei um conector, mas pode ser ligado diretamente também:





Os dois conectores. Se você dar um "curto" neles, é o mesmo que apertar o botão de igual:



Soldando o conector:




Pronto (a parte da calculadora =P )



Agora soldando o sensor. O sensor é ativado quando um imã passa na frente dele, e é ele que vai "apertar" (essa foi feia) o botão de igual cada vez que a roda da bicicleta girar.




Prendendo o par de fios e o sensor no garfo da bicicleta:






Agora o imã de HD. Foi usado um imã de HD porque o que vem com o sensor é meio fraquinho, e tem que por muito perto um do outro pra não falhar quando tá rápido:



Imã preso com arame na roda. O imã tem que passar bem na frente do sensor cada vez que a roda girar:



Calculadora grudada com fita:



Pronto, agora é só você medir o diâmetro perímetro do pneu da bicicleta, no meu caso tinha 2,04m. Digite o diâmetro perímetro na calculadora pressione + e depois = (1 vez) as próximas vezes que o sensor fechar curto, a calculadora vai somar o diâmetro perímetro que você digitou... e assim sucessivamente a cada volta que a roda fizer.

E como sempre um videozinho pra provar que funciona:





=D

À pedidos, daqui uns dias vou postar o esquema elétrico com as conexões do joystick, é só terminar de desenhar.

13 comentários:

Andre Almeida disse...

Aê! Muito bom! Parabéns!!

Abraços

Cleverson disse...

Massa!

Realmente mto legal!

:)

Fuzi disse...

Deus'o'livre!
Eu tenho medo de vcs...

Anônimo disse...

Eu imaginei algo parecido quando era mais novo, mas era pra contar distancias de caminhada.

A idéia era colocar o "=" na sola do tenis. A cada passo o = seria pressionado e marcaria a distancia.

huhauhauahiak

Mas muito bom esse também...

Anônimo disse...

Gostaria de fazer só uma pequena correção,(não querendo ser chato) me surpreendi quando vc disse que o DIÂMETRO do seu pneu era de 2,04m. NA verdade o que vc mediu foi o PERÍMETRO dele(palavrinha parecida não? alguem pode se enrolar com isso ^^), ou seja, toda a circunferêncio do pneu ok? Mas mt legal a sua gambiarra, continue assim :D

Saulo disse...

Isso mesmo Abraão, é perimetro sim, foi erro nosso, mas já corrigi.
obrigado por comentar =)

Anônimo disse...

muito legal mesmo, mas também como o Abraão sem querer ser chato, quando vc for soldar algo é bom vc ir para um lugar bem ventilado por causa do chumbo na solda. Se vc pesquisar na internet o que a contaminação por chumbo pode causar para saúde vc vai se espantar.

Saulo disse...

Não só na saúde, mas também no meio-ambiente, o chumbo é altamente poluidor.
Essa solda que eu uso tem 37% de chumbo na composição, tinha uma outra que eu usava antigamente que era só estanho se eu não me engano, mas nunca mais achei pra vender...
valeu pelo comentário
=)

Gile Gontijo disse...

Ola show de bola ai sim é Brsileiro
Cara so uma duvida que sensor é este como fazelo??
Grato

Saulo disse...

sensor de alarme, aqueles que funcionam com imã, alguem que instale alarmes para imóveis pode te vender.

Anônimo disse...

Cara... Teve a manha... Muito fino Seu blog favoritado...

Mr.Franca disse...

cara muito bom esse tuto!

porque você não faz uma pagina no face, p mim seria bem legal pq ao assinar sua pagina eu receberia em meu mural as suas atualizações!

Saulo disse...

Franca,

A gente tem pouca atualização, facebook não é uma opção por enquanto.

Abraço