quarta-feira, setembro 20, 2006

Joystick feito com um mouse

Esse joystick de fabricação caseira tem um fucionamento interessante, o que mais chama a atenção é que ele foi feito usando um mouse serial. A idéia partiu de um jogo de carro (Midtown Madness) onde é possível controlar o carro usando o mouse. A primeira versão de testes foi feita na gambiarra, a segunda tambem e por fim a terceira (esta) mantendo os mesmo meios de fabricação (gambia).

A vítima: um mouse serial "véio" da Leadership, coisa que não custa mais que 10 "pila".

Joystick montado: após semanas de discusão entre os 3 desenvolvedores, eis que surge o joystick pronto e totalmente utilizável.


Engrenagens: estas duas engrenagens (maior: de um relógio aparentemente inutilizavel; menor: de um carrinho de brinquedo importado da Ciudad del Este) servem para mover o eixo "x". A engrenagem maior está fixada no mesmo eixo do volante.


Acelerador e freio: não poderia faltar o acelerador e o freio em um produto tão sofisticado como este (uasuhasuhsahuhsua)... existe um conjunto de 4 fios que liga o botão direito e esquerdo ao sitema de freio e acelerador(abaixo).
Sistema do freio e acelerador: nesta tábua estão grampeados 4 clipes, que estão conectados ao botão esquerdo e direito do mouse. Tem até duas molas que fazem os pedais voltarem para seu estado normal.

Detalhe do interruptor do acelerador: altamente sofisticado(uhsauhsauhsauhsauh). obs.: produto inquebrável... =PPedal "pisado": contato perfeito (sem comentários).

Agora sério: isso ai funciona mesmo, em qualquer jogo onde é possível controlar o carro usando o mouse, e configurando corretamente as teclas também funciona com o acelerador e o freio. O que faltaria mesmo é fazer as marchas, mas pra isso seria preciso "desmanchar" um teclado...


Veja abaixo o vídeo do joystick em funcionamento:




=D

5 comentários:

Alexandro Magno dos Santos Adário disse...

A cada dia eu fico mais surpreendido com a criatividade humana!!!!

Anônimo disse...

Fera a idéia de vcs!
Já fiz o meu e ficou perfeito!
Existe algum tipo de driver, programa, pra poder usar o valante em qualquer jogo de corrida??

Anônimo disse...

Desculpe a Perguntaa éé que eu Sou Muito Leigo Mesmo..
Pode ser com Mouse de Bolinha?

Anônimo disse...

tem um programa que você transformar um mouse ou teclado sei lá mas vc tem a vantagem de jogar qualquer jogo de corrida ou de carro o nome do programa é: PPJoy

Anônimo disse...

tô respondendo a pergunta de outro anônimo dizendo:

Fera a idéia de vcs!
Já fiz o meu e ficou perfeito!
Existe algum tipo de driver, programa, pra poder usar o valante em qualquer jogo de corrida??