domingo, janeiro 13, 2008

Joystick - Esquema elétrico

À pedidos, tá ae o esquema elétrico do joystick de volante.
Muito atrasado mas tá feito...



Explicações: Os resistores variáveis talvez precisam que seja trocada a combinação dos fios, mas isso pode ser testado na hora. O resistor variável do acelerador precisa do interruptor para inverter o curso dele, alguns jogos "entendem" ao contrário, não se sabe a causa disso, mas o interruptor resolve.


Explicações: As 8 bolinhas do desenho acima representam as trilhas que vão conectadas naquela "membrana" do teclado, são dois plásticos com trilhas, um encima outro embaixo, observe bem e conecte trilhas de uma das membranas nas primeiras 4 bolinhas e de outra membrana nas outras 4 bolinhas. Tenha cuidado pra que as teclas usadas nas trilhas sejam "válidas", de preferência que sejam letras, números ou acentos. Teclas como Num Lock, Print Screen, F1 até F12 e outras não funcionam direito em alguns jogos.
"btnX" no desenho acima podem ser usado pra outras funções, alias, qualquer tecla no desenho acima pode ser usada pra qualquer função, use a criatividade...

Não é complicado né? os esquemas são bem simples, e estão exatamente como foram feitos. Alias, primeiro se faz... depois se projeta o que foi feito... sauhuhsauhshusuhshua

=D

51 comentários:

Anônimo disse...

Fala ae galera, po, to tentando fazer um volante pra mim assim como vocês fizeram...
Só que estou com 3 duvidas:
1 - O Potenciômetro que vocês usaram é esse: http://www.reidosom.com.br/potenciometro24mmcomchavedual_small.jpg
No caso de vocês, qual foi o limite em º do volante? Estou querendo fazer um com 900º

2 - No caso de vocês, vocês tinham uma Porta Game no pc certo? O meu não tenho isso... então eu tava querendo pega esses butões com potenciômetros, e colocar junto com os butões do teclado, sem ser aparte como vocês fizeram ai, é possivel fazer isso?

3 - Os potenciômetros tem 3 entradas pra soldar os fios, eu soldo duas, e ele ja se torna um butão? Quais são essas duas pra soldar? Qualquer uma das três?

Espero ter me expressado...
Caso não entendam... se quiserem, me adiciona no msn: lucas.sena@hotmail.com

Abraços!

Saulo disse...

Lucas,
1 - o potenciometro serve qualquer um de 100k, pode ser desses redondos, pode ser os do tipo barra deslizante, qualquer um de 100k.
O nosso volante atualmente faz 270 graus cada lado, e acredite, é muito ruim jogar com um volante que faz mais que 360 graus cada lado - 720 graus no total.

2 - Sim, porta game... Os potênciometros não podem ser ligados as teclas do teclado, elas não são "sensíveis" a pequenas variações como as da porta game, mas se você ligar, vai funcionar como um botão. pra um lado do potênciometro vai ser como se a tecla tivesse sido pressionada, pro outro, como se tivesse sido solta.
Nesse caso você poderia compra uma plaquinha de som bem tosca que venha com a porta game (35 reais), ou comprar um joystick usb baratinho, daqueles de alavanca que é usado em jogos de simulacao de vôo, pode ser quebrado, mas que tenha a parte eletrônica e os pontenciometros funcionando, ai você adapta =)

3 - Na verdade não vira um botão, o PC mostra como sendo um eixo... pode soldar qualquer um deles, não sei se tem algum potênciometro diferente, mas normalmente (nos redondos) é o pino do meio e qualquer um dos pinos laterais. O princípio é que o pino do meio é a parte metálica que gira sobre uma superfície com certa resistência elétrica, nas duas pontas dessa superfície tem os outros dois terminais, conforme se gira, a parte metálica se aproxima ou se afasta do extremo do resistor, aumentando ou diminuindo a resistência. Por isso, se trocar do pino da esquerda para o da direita, você vai estar invertendo o resultado obtido. Mas qualquer coisa, na hora de calibrar você vai perceber se está invertido ou não, se estiver é so trocar de pino...
=D

e qualquer dúvida sinta-se a vontade para perguntar.
valeu

Anônimo disse...

Saulo, no meu caso, meu computador não tem essa porta Game, mais tem uma outra porta como na imagem abaixo que não é ultilizada:
http://img512.imageshack.us/img512/789/imgidoidas008ab0.jpg
Essa porta rosa serve para fazer a "Porta Game"?

Ah, não é 900º para cada lado, hehe, isso deve ser horrivel mesmo jogar tendo que virar 900º pra fazer uma curva, mais sim 900º de uma ponta a outra hehehe.
Mais no caso esse potenciômetro que eu mostrei a imagem, o limite dele é de 360º de uma ponta a outra (é o mesmo usado no meu contra-baixo) é possivel modificar ele pra ficar com mais de 360º de rotação (de uma ponta a outra) ?

Abraços!

Anônimo disse...

Olá Pessoal Parabs Pelo volante que vocês criaram

mas poxa eu tenho uma pergunta pra vocês Que Tipo de Interruptor vocês usaram ? Pode Ser Clipes para Papel ?

Anônimo disse...

Ai, fiz um esqueminha do teclado usando todos os num lock's
espero que ajude alguem... pq fiquei um tempão pra achar heheh

http://img390.imageshack.us/img390/7596/esquemadotecladocontatoiq7.png

Abraços!

Unknown disse...

Lucas! acho que vc pode aumentar o angulo de rotação de saida para o tamanho que vc quizer utilizando-se de engrenagens! tem até que tomar cuidado pra não aumentar demais!

Ex: Se vc colocar uma engrenagem no potenciometro (resistor), de mais ou menos 2 polegadas, e uma no eixo do volante de aprox 1/2 polegadas, vc multiplicara o angulo de rotação do volante.
Em uma experiência simples que fiz aqui, com outros valores, criei um angulo de 1080 graus no eixo do volante! porem a sensibilidade, é obvio que vai cair bastante! vc vai ter que girar muito o volante para fazer uma curva fechada!

Unknown disse...

Valeu mesmo, agora sim da pra completar o meu cockpit, vou fazer o cambio H seguindo as dicas que vcs postaram, muito obrigado, vcs são os caras valeu, flw, abraço...

Anônimo disse...

E ae galera, ficou mto bom. So que eu acho que esse esquema ta errado ae!! Tem q usar os pinos do meio dos pots!
E passa uns links ae que voces usaram como base!!!
Abs

Saulo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saulo disse...

nem vi que tinha tanta coisa assim pra responde...
vamo lá, antes bemm tarde do que nunca

Lucas,
essa porta ae é a paralela. se nao tiver porta game, compra uma daquelas plaquinhas de som mais baratas, que ela vem com a porta game (mais ou menos R$ 30,00)
e pra aumentar o angulo de rotação é só ler o que o sk8vip comentou =D

Brendon,
pode ser qualquer coisa que conduza eletricidade... tanto faz, use a criatividade =)

Lucas,
isso ae...

sk8vip,
isso mesmo, e obrigado por comentar

flavio,
=)

douglas,
vou dar uma olhada, mas acho que nos nossos potenciometros ficou assim mesmo.
link só tem esse: http://pinouts.ru/Inputs/GameportPC_pinout.shtml
onde vi como era o esquema da porta game, o resto foi tudo gambia na hora...

Mauricio HILST disse...

Ae pessoal, parabens pelo blog...
muito didatico e com fotos auto-explicativas...

parabens MESMO...

estou adicionando vcs nos links do meu blog... se acharem interessante façam o mesmo...

passem la pra dar uma olhada...
http://eufacoemcasa.blogspot.com

abraços !
Mauricio Hilst

PS: O relogio ficou muito fera hehehe

Anônimo disse...

Muito bom este post mas precisava de uma ajuda!

Quando eu viro o volante ele treme no jogo, fica instável o que pode ser?

Saulo disse...

João:
Desculpe, mas nao tenho nem ideia do que pode estar acontecendo...
=/

Unknown disse...

Primeiramente quero agradecer aos criadores, estão de parabens pelo trabalho.
Agora se eu quisesse botar um quarto botão na porta game(porq ele num cabe 4 botões e 4 eixos?), em que pino eu soldaria esse botão?

Unknown disse...

Cara, que burrada, eu estava muito afim de fazer esse joystick, mas quando fui olhar atras de meu pc, vi que não tinha nenhuma porta game [:(], mas será que os brothers ai num poderiam botar um esquema de como fazer pelo USB ou pela porta paralela, ou fazer um adaptador Game Port > USB, ou coisa assim?

Unknown disse...

oia eu aqui de novo (eu sou chato assim mesmo) kkkkk
Depois de muito suor e dias en frente ao pc eu consigui achar um esquema para adaptar d15 para usb, ai esta:
http://www.student.uni-kl.de/~dittrich/joyadapter/index.html
mas eu não testei ainda, sera que é viavel fazer esse adaptador, so estou perguntando, porq acho que alguem deve ser tecnico de informatica ai ou não?

Saulo disse...

Luis, calma... tudo ao seu tempo
=P

a gente estava com o mesmo problema, o nosso pc novo nao tem porta game...
logo vamos postar a modificacao deste joystick para funcionar com usb, o esquema elétrico é novo e com uma precisão comparável aos melhores joysticks a venda no mercado. Mais detalhes em breve
ah, o link que voce postou do adaptador, provavelmente ele funciona, mas o que nós "gambiarramos" é mais barato e rápido de fazer.
abraço

Anônimo disse...

será que o meu problema tem a ver com a qualidade dos potênciometros?

Saulo disse...

João,

Pode ser sim, os eixos tremem tambem durante a configuração? pode não aparecer nos "+" da configuração, mas coloque para mostrar os numeros, se comecar a variar demais, tipo +5, -5. variar -1 +1 é normal, até +2 -2 da pra jogar tranquilo, mais que isso é ruim.
flws

Anônimo disse...

sim quando eu estou na configuração os eixos tremem!
Como é que eu ponho a mostrar os numeros?

Anônimo disse...

Tipo, tava vendo vocês só colocaram potenciômetros no freio, volante e acelerador, teria como utilizar mais um potenciômetro para embreagem? Se seim, ligaria no mesmo lugar que o botão da embregame está ligado e o outro fio do potencômetro junto com os outros?
No potenciômetro do volante, teria que calibrar o meio dele correto? Teriam alguma dica para dar em questão disso, ou vai pela resistência interna deles?

Parabéns pelo projeto de vocês, tá show de bola

Abraços

luis disse...

O ESQUEMA QUE V6 DISSERAM QUE ESTAVAM FAZENDO PARA USB, AINDA TÃO FAZENDO OU NÃO VÃO FAZER MAIS? TO MALUCOO QUERENDO ESSE ESQUEMA.

Unknown disse...

E ai, Saulo, adorei teus esquemas.
Sou engenheiro eletrônico, trabalhei com robótica e sistemas embarcados e acho que posso ajudar ae nessas gambiarras, que eu adoro fazer tb! :)
percebi que vcs tem uma intuição forte sobre a eletrônica moderna e sabem onde procurar as informações certas para a gambiarra em questão. Isso é pra poucos. quase um dom.
O joystick de mouse ficou fodão mesmo. Adorei, heuheuehe. achei que vocês pecaram em muito poucas coisas (um exemplo: vcs DEVERIAM ter colocado um amplificador de instrumentação e um filtro LPF nos potenciometros, para não dar a tal tremedeira que, certamente, com o desgaste do potenciometro, virá - e até jah foi citada). é um trabalho de mestre. o que falta em vocês é a parte de projetar placas e circuitos.
é aí que eu entro.
trabalho com sistemas de controle e já projetei muita placa para coisas diversas, mas meu primo trabalha com carro, e fazemos várias gambiarras eletronicas juntos, sensores, controle alternativo, etc. tenho muita coisa pronta, e se naum tiver, projeto na hora.
sou especialista em fazer circuitos digitais ou analógicos com pouca grana e muitos recursos (só dah um trabalhinho pra fazer).

Quando estiverem com uma ideia na cabeça, me procurem aê, ok? eu vou dar uma força com certeza. mando o esquema pea internet. tudo pela evolução da gambiarra, hehe.

Anônimo disse...

parabens pelo volante muito boa ideia estou desenvolvendo um mas tenho que ligar 4 potenciometros na porta game sera que isso seria possivel ?, se puder me add no msn luizhgc_hp@hotmail.com obrigado

rafaelfc85 disse...

Amigos, fiz o esquema certinho mas estou com dificuldade na hora de instalar o driver... existe algum especifico? desde já valew!

meu msn -> rafaelfc85@msn.com

abraços

Andre disse...

Achei louvavel a iniciativa de vcs de postarem seus inventos de forma livre, vou tentar repetir aqui em casa, nao tenho o ferramental pra isso por enquanto, mas vou providenciar o que for necessario quando tiver tempo suficiente.

Agora vai uma pergunta, sera que teria como imitar, um de formula 1, alem das borboletas teria como colocar a embreagem no volante(com "escala" sensibilidade), alguns botoes, os leds e o display???

"ou seria pedir demais, o cara folgado"

vai ums videos pra exemplificar:

http://www.youtube.com/watch?v=BeRLtfo-mSE

http://www.youtube.com/watch?v=EcaQluv52jw

http://www.youtube.com/watch?v=r3TdLtaxREc

http://www.youtube.com/watch?v=CKnSGXK4Yyg

esse, acima, mostra o que eu queria falar com sensibilidade e escala, quando mostra a barinha, ela nao enche de vez, sobe aos poucos.

por ultimo um video de massa explicando, em parte, o que da pra fazer no volante.

http://www.youtube.com/watch?v=V3OiwEz-ino

Grato pela atençao, desejo a todos do crepusculo tecnologico sucesso.

o blog esta realmente muito bom.

soneca disse...

Oo da hora em mais ai nao tenho game port tbm....quando sai o esquema q vc falo pra faze em usb???

por favor me encina a liga ow em usb ou em porta paralela...

vlw ....fico muito loko esse q vcs fizerao gostei flw!!!

J.C. disse...

E ai blz
vcs teria um tutorial de como adaptar a port game para a porta serial ou usb,a unica placa que tenho aqui que tem port game é de outro pc ISA.
Se tiver me ppassm por favor?
cesar.paula.castro@hotmail.com

Unknown disse...

Bom pessoal,pesso uma ajuda de vcs para que entrem ou divulguem minha comunidade,ela e direcionada a esta area de volantes e gambiarras caseiras!

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=99437055

J.C. disse...

Pessoal, Creio que este esquema esteja errado, repare nos potenciometros desta foto,
http://bp1.blogger.com/_1YoujIzs22U/ReXlVtGUJ0I/AAAAAAAAAQI/rronaaCrliY/s1600-h/DSC07921.JPG
viram aonde fica os fios e olhem no esquemas,se ficar os 2 fios nos lados os potenciometros nao funfa blz
se estiver errado foi mal ae

Gabriel Batista disse...

QUAL E O DRIVER USADO PARA DETEcTAR O CONTROLADOR???

Saulo disse...

Pra galera que não tem porta game a dica é usar controles de playstation com os adaptadores usb para usar ele no pc. Funciona muito bem, e é fácil de fazer.
Para quem fez na porta game e já está pronto, volto a dizer que não precisa de driver, é só configurar no painel de controle do windows um joystick novo, com a quantidade de botoes e eixos correspondente.

Jesus, Fonte de Misericórdia disse...

Aí galerinha tudo bem??
Tou com vontade de montar tbm, mas tipo, se eu substituir aqueles potenciômetros do Joystick por um potenciômetro a ser ligado no volante dá certo?? E se eu quiser fazer dois eixos para acelerar e freiar, posso ligar dois potenciômetros, um em cada saída e os dois em um comum?? Abraço!

Anônimo disse...

OI Saulo meu nome é rafael e eu tenho dois joystick leadership um eu naum uso mais e eu queria saber se é possivel acrescentar uma potenciometro do outro volante em um pra servir de embreagem pra poder fikar igual ao acelerador suave ou seja no jogo debrear gradativamete igual carro de verdade isso é possivel.
Muito obrigado e parabens vcs são muito inteligentes gostei do projeto.fui

Wesley Matos disse...

Opa, to com a fiação pronta aqui, tinha quase tudo em casa (casa de técnico de eletrônica é foda), Só estou esperando o conector da Porta Game que pedi de um site e mais tarde se tudo der certo e o volante funcionar, uma placa de som com gameport que estou de olho aqui já...

Mas vim dizer que agradeço ae a vocês, tava super a fim de fazer um volante de mouse como mencionado nos primeiros posts, mas decidi pelos potenciometros mesmo...

É isso ae, vlw e bom trabalho nesse projeto rapaziada. ;)

Wesley Matos disse...

Olá novamente Saulo, Tentei aqui fazer tudo, fiação está como no esquema, mas na hora de criar o "driver" no joystick do windows xp não detecta de jeito nenhum, será que podem dizer como vocês fizeram nesse processo? Vlw desde já...

Saulo disse...

Wesley,

o windows não detecta um joystick na porta game, você mesmo tem que configurar. Adicione manualmente um joystick com a quantidade de eixos e botoẽs certa. Depois aparece uma tela para teste, é ali que movendo os potenciometros as barras tem que mover também.

Wesley Matos disse...

eu adicionei manualmente, mas não estressa, resolvi comprar um joy e fazer um USB mesmo, já ta funcionando aqui, só falta adicionar mais uns botões e fazer os pedais ;P

Anônimo disse...

saulo adoro seu blog vcs deveriam dar continuidade so fiquei com duvida nos pedais poderia me explicar como funciona e qual o nome daquele plastico la

Saulo disse...

Anonimo, os potenciometros estão colados no pedal, e aquele plástico serve para isso, faz o movimento do pedal passar para o potenciometro. Ele está colado no pedal e no outro lado está cortado certo para encaixar no potenciometro. Tente, de alguma forma, fazer com que o eixo do potenciometro fique alinhado com o eixo do pedal.

Anônimo disse...

lo la Alexandre, teria como vc mandar um esquema de como eu poderia estar ligando este filtro pfl que vc mencionou? fiz um cockipt aqui ficou bom mais no rfactor ele treme o volante então se poderes ajudar agradecemos. este video mostra o meu trabalho . http://www.youtube.com/watch?v=T-yIOX4iFuo fiz apartir de um joystik usb

LF26 disse...

sei q esse post é muito antigo, mas espero q alguem leia.
tipow, axei muito show vcs postarem os experimentos e ainda ensinar como construir e talz... agora vm minha duvida sobre potenciometros:
tipow, eu tenho um volante leadership gamer twin turbo(ate é bomzinho mas falta os pedais analogicos e uma direçao melhor, ai q entra o assunto, eu kero trocar os potenciometros da direço pra 270°~320° pra cada lado, mas estou com duvida por kal potenciometro eu devo trocar.
ah e meus pedais tm potenciometros mas so reconhece como botoes, mas isso e assunto pra outro topico...
entao, kal potenciometro eu busbstituo o meu ??
lembrando e o meu é d 90° p/ cada lado e eu kero colokar um d pelo ,enso 270 p/ cada lado.

Saulo disse...

LF26, Sei que faz muito tempo, mas vou responder mesmo assim. É difícil dizer pra comprar tal modelo de potênciometro, existem tantos e provavelmente qualquer chute que eu tente aqui não vai dar certo, primeiro porque os tamanhos certamente são diferentes, e depois ainda deve ter barreiras físicas que impedem esse teu volante de virar mais que 90 graus cada lado, e não será só a troca de um potênciometro que resolverá. Abraço

Darkness disse...

e ai Saulo, comecei a ver os seus posts e percebi q o seu joystick não tem potenciometro no pedal da embreagem. se eu quiser colocar um, onde eu ligo ele na porta game?

obg pelo seu lindo trabalho

rafa disse...

darkness ou saulo vcs consiquiram fazer o volante?????
se conseguiram pode me fazer um tutorial completo e bem explicado + uma lista doque tenho que comprar vlw
vcs vam ajudar muito meu hotmail e :rafaelgyn2009@hotmail.com

Saulo disse...

Darkness,
Usamos um botão mesmo, mas se quiser usar um potenciometro você pode ligar no pino 11 e no pino 1 junto com os outros potenciometros. Tem o pinout inteiro da porta game aqui: http://pinouts.ru/Inputs/GameportPC_pinout.shtml

rafa,
Fizemos o tutorial sim, inclusive este post é uma parte dele, não tem lista de peças, leia os posts e veja as peças que são usadas. Começe por este: http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2007/02/o-joystick-de-mouse-evoluiu-parte-1.html

Anônimo disse...

se eu colocar um resistor variavel no lugar do botao da embreagem vai funcionar igual ao acelerador e freio???

Saulo disse...

anônimo,

Sim, mas ligue no pin 11 da porta game. Mais detalhes aqui http://pinouts.ru/Inputs/GameportPCMidi_pinout.shtml

Gabriel disse...

Existe algum potenciômetro que gira 900 graus(450 graus para cada lado) originalmente? Se sim, qual?

Anônimo disse...

Dá uma olhada nesse video, acho que explica o que vc está tentando fazer:

https://www.youtube.com/watch?v=92tNFqBOLCo

Gabriel disse...

Mas quero um que é só eu tirar e colocar o outro. Tem?