quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 2 - a interface com o PC]

Continuando os posts sobre o joystick que eu e meus manos fizemos... essa segunda parte é da interface com o computador, coisa que sobrou pra mim, já que nenhum dos outros dois se mete a mecher em eletrônica. Decidimos usar a porta Game do pc, já que é muito fácil fazer o circuito pra usar ela, e usar os eixos dela é perfeito para o que nos precisamos: cada eixo tem uma variação binária de 00000000 (0 volts) a 11111111 (5 volts) e o meio é 10000000 (2,5 volts), ou seja 0 a 255. Com isso é possível fazer com que os movimentos sejam suaves, as curvas, a aceleração....
Só que temos um problema:
A porta Game do computador suporta no máximo 4 botões e 4 eixos e precisamos de mais, muito mais botões que isso (mais pra frente você vai saber pra que).

Bom, pra resolver o problema seria fácil, embutir um teclado (isso, um TECLADO) no joystick, mas um teclado custa. E dois conectores seriais custam muito menos, e assim o teclado continuaria utilizavel, então... (veja com seus proprios olhos)Sim, os fiozinhos soldados na placa vão pro joystick, 8 fios no total, que abrangem a parte do teclado numérico e por acidente o espaço o enter e a setinha pra cima. Encima disso ai vai a membrana de plástico que tem os contatos gravados nela com tinta condutiva, que ligam essa plaquinha ai com as teclas do teclado.Conector serial grudado no teclado, fica prático, se quer usar o pc desconecta o joystick e usa o teclado, se não quiser não precisa, o teclado funciona em paralelo.Fico bonito, até parace que tu pode conecta um mouse serial direto ali... ué tem teclado com USB, porque que o meu não pode ter uma serial? usahusahuashuhusahusa

Continuando... Usando a porta Game

Todos sabem que um cabo de rede tem 8 fios dentro... e como eu não estava afim de usar 2 cabos pra ligar a porta Game (15 fios) ao joystick decidi ver o que realmente era necessário, faça as contas comigo:
- 1 eixo para o acelerador
- 1 eixo para o freio
- 1 eixo para a direção
- 1 botão para a embreagem (poucos jogos tem suporte... mas vai um botão pra ela)
- 2 botões para as "borboletas" esquerda e direita da direção, que pode ser usada pra várias funçôes, desde nitro, trocar de marchas, buzina, mudar visão, etc...
Desta maneira alguns jogos que não suportam multiplos controles diferentes, tipo teclado e porta Game ao mesmo tempo, quando configurados corretamente permitiriam o uso do joystick com as funçoes mínimas de acelerar, freiar, direção, embreagem e mais dois botões pra qualquer outra coisa que quiser.
Assim deixei fora um eixo e um botão e usei um cabo só

Primeiro teste, pra ver se tudo funciona... agora imagina: três caras... um com o resistor variável do acelerador, outro com o do freio e outro com o da direção, todos na frente do pc tentando jogar Need Carbon, imaginou?
Detalhe do conector, que era um de porta paralela com os pinos arrancados pra funcionar na porta Game que só tem 15 pinos

Tudo direto na porta Game, os grandões ali, ligados com os fios laranja são os resistores variáveis...

É isso, outra hora continuo... não vai demorar.

Edição:
Vejam este post, tem os diagramas e mais informações http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 1 - a direção]

Galera, o Joystick de mouse que foi feito ano passado teve uma grande evolução ^^
na verdade ele continua igual, mas guardado, e um melhor e mais moderno foi construído.
Vou postar por partes porque (não venha me dizer que o porque se escreve diferente pois eu odeio essa regra do português =P) é muita foto (80) e eu demoraria umas 3 horas pra terminar.
tá ai o novo joystick totalmente artesanal:
=D
Começando pelo "miolo" do volante... feito de compensado.

Ao redor dele foi colado papelão de capa de livro

E os excessos foram cortados com estilete...

E foi lixado até ficar bem redondo.

As próximas partes eu posto outra hora.