domingo, agosto 26, 2007

GoE - Gambia over Ethernet

Antes de começar leia isso:

O Power over Ethernet (PoE) transmite até 15W pelo cabo de rede, tem até um padrão que regulamenta isso, o IEEE 802.3af, os aparelhos que suportam esse padrão injetam/recebem energia nos dois pares 1-2 e 3-6, que são utilizados também pra transmitir dados. O uso dos pares de dados 1-2 e 3-6 permite o uso do PoE em redes giga.

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3141

Agora a coisa(!) feita:
(não... eu não fiz um PoE de verdade)

Durante uma aula (não vou falar que disciplina foi...) desenhei isso ai embaixo (não tente entender a letra). Ele (a coisa) transmite energia pelo cabo de rede que nem o PoE explicado no começo do post, só que usa os pares 4-5 e 7-8, que normalmente em redes 10/100 não são usados.

O princípio é simples, 2 conectores emenda de cabo de rede, com os fios dos pares 4-5 e 7-8. Um deles ligado no transformador do aparelho, e outro com os mesmos fios só que ligados no conector do aparelho a ser alimentado, os pares dos dados seguem seu caminho normalmente...

Isso serviu para colocar um ponto de acesso sem ter uma tomada perto dele e também sem passar um cabo de energia junto com o cabo de rede, aproveitando assim a mesma tomada de onde o hub estava, passando a energia pelo mesmo cabo dos dados.




Os conectores emenda utilizados:



Abrindo eles pra mexer:



Destacando os pares 4-5 (positivo) e 7-8 (negativo) para a energia, os pares 1-2 e 3-6 continuam no lugar para os dados. Quem for fazer, cuidado para não inverter os pares ou fazer o cabo de rede com alguns fios no lugar errado. Se o cabo for crossover ( em uma das pontas troca-se o 1 com o 3 e o 2 com o 6) não tem problema, pode ser usado também.



O transformador do ponto de acesso. A parte do conector fica junto com o aparelho e a parte do transformador fica na mesma tomada que o hub.



Todo o conjunto ainda não soldado.



Juntando os fios.




Pronto, só conectar os cabos de rede e tá feito. Desenhei de que lado vem a energia e que lado sai/entra só os dados, e ainda coloquei o nome GoE (Gambia over Ethernet).



Funcionando. Olha as luzinhas ligadas...



=D

7 comentários:

Unknown disse...

meu chefe quer que eu monte um poe queria saber se vc vende ?
em escala industrial aproximadamente 50 peças meses
qual custo ?

mande um email para carlos@flexcia.com.br

Saulo disse...

Desculpe amigo, não tenho para vender o PoE. O projeto postado no blog é somente para demonstração e não é o PoE de verdade, é um PoE "passivo" já que ele não utiliza nenhum circuito especial (só conexão dos fios certos) como o PoE "original".
Se você quiser usar o projeto do blog, sinta-se a vontade, e se quiser tirar algumas dúvidas tambem estamos à disposição.

obrigado pela visita ao nosso blog.

Andre Almeida disse...

http://www.ifilm.com/video/2884189?cmpnid=800&lkdes=VID_2884189

César Cartegiane disse...

show de bola !!!mandaram muito bem mesmo!!!

Erexim disse...

Show de bola amigo, você não é fraco!
Gambia de 1º nível.

Parabéns.

Gean Galina disse...

Eu já fiz vários desses GOEs. Eu não utilizo 2 amendas rj 45, utilizo 1 poe passivo e na outra ponta ligo no rj 45 apenas os cabos que transmitem a conexão de rede (1236 - branco do verde, verde, branco do laranja, laranja respectivamente). Os cabos que sobram (par azul e par marrom) ligo o plug que foi cortado da fonte. Desse jeito que vc fez nunca tinha visto, parabéns!

Saulo disse...

Gean,

É, do jeito que tu faz economiza 2 pilas de um conector emenda e mais uns centavos de 2 conectores RJ45. Se é pra ser gambia, que seja barata, auhaushusahu.

abraço