sábado, março 03, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 5 - o câmbio e o freio de mão]

... continuando



Construção da caixa de marcha...

Pra conseguir mexer pros lados a alavanca das marchas precisava de uma gâmbia digna...


Compensado cortado pra alavanca "andar"...


Ponta da alavanca, feita com uma bolinha de natal cheia de concreto onde foi fixado um pedaço quadrado de alumínio.


Alguns reparos (falha de projeto... ah? onde projeto?)

Furando o compensado junto com a caixa...


Emparafusando a gâmbia


Testando


Testando se tudo encaixa, o freio de mão é um pedaço de patinete quebrado



Colando um borracha na madeira, agora já pintada.


Detalhes do contato do freio de mão, feito com clipes pra papel


Revestindo o freio de mão.


Os interruptores: tem um para cada marcha. A borracha de antes serve pra esconder isso e mais algumas coisas...


Os botões são de um teclado velho de computador.


(quase) Ambiente de trabalho.



Encaixando tudo...



... e terminando esta parte.

tem mais...

26 comentários:

Bruno disse...

Amigos, estou desenvolvendo um projeto parecido e gostaria de saber como fizeram o corte tão bem feito no compensado para a alavanca "andar"? Outra coisa, como fizeram para a alavanca voltar ao "ponto-morto" e ficar engatada a marcha?
Muito bom o projeto de vocês!!
Meus Parabéns!!

Unknown disse...

Oi gosto muito disso tou faxendo um projeto igual vc tao danndo uma grande ajuda! eu so falta a caixade velocidades a parte eletrica tou tentando faxer com um comando joystick mas ta dificil pode me ajudar !! seu projecto ta muito BOM parabens!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Saulo disse...

Renato,
o que exatamente você não conseguiu fazer?

Unknown disse...

eu tenho tudo feito menos o sistema electrico da caixa de cambio nao sei se dá para faxer com um comando normal de computador soldar as teclas x,o, quadrado e o triangulo soldando os fios e ligando a um interropetor.. vc axa ke resulta??????

Unknown disse...

eu nao chego a perceber komo vc ligou akela cena toda ao tecladoo possa vc sabe isso tudo muito bem.. komo vc ligou?? nao entendi bem me pode explicar !

Saulo disse...

sim, se puxar fios do teclado e usar botões é a mesma coisa que pressionar a tecla. Funciona com um joystick, com botões de mouse, com teclado... olhe o ultimo post, lá tem um diagrama.

Unknown disse...

eu abri um teclado todo mas o teclado n e como eu pensava e tipo uma folha verde dobrasse toda.. e eu pensava ke era tipo uma placa como um comando.... o ke eu faxo?????

Saulo disse...

Marque uma tecla e veja em que trilha do circuito ela encaixa, junte os fios da mebrana de cima com a de baixo e tá feito.
Explicação aqui: http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

Unknown disse...

galera vcs os manos que são fera ai queria uma dica de vcs, já fiz o volante já ta no esquema queria saber de voces, com fazer a ligação do potenciometro....... estou usando um jostick de ps2

Saulo disse...

Thiago,

Acho que você está falando da ligação mecânica, já que a elétrica não deve ser mudada, sendo assim, a melhor forma é usar engrenagens para ter um giro proporcional ao que o potênciometro pode ler.

André disse...

na 4ª imagem como vc consegue cortar tudo direitinho???

eu tentei fazer mas a madeira era muito fina e partiu :(

Saulo disse...

André, tente uma madeira com espessura maior, e use também uma ferramenta ideal pra isso, uma Dremel ou serrinha tico-tico.

sr.daniel disse...

Boa tarde, eu tou fazendo um projecto para o meu filho como vcs fizeram e eu descobri este blog aqui que me conseguiu ajudar eu tenho uma duvida na parte electica do cambio de marchas voces retiram os botoes do teclado e depois colocam eles mesmo como usb sem passar como teclado? vc me podia dar uma pequena ajuda?

Saulo disse...

Daniel,

A explicação dessa parte do teclado tem aqui:
http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2007/02/o-joystick-de-mouse-evoluiu-parte-2.html
e o esquema elétrico tem aqui:
http://crepusculotecnologico.blogspot.com/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

Scorpion disse...

eae mano vc nem mostrou como vc feis o freio de mao

Saulo disse...

Scorpion,

Mostrei sim, olhe a décima foto, a décima terceira e a décima quarta, elas tem os comentários embaixo explicando.
É simplesmente um garfo de patinete que pressiona dois pedaços de clip para fechar o contato.

Abraço

Scorpion disse...

mais mano nao dar para entender vc usou o teclado ou a entrada de game port ou os dois
ja fis de pc com mause mais eesse nao consiguo vei

Saulo disse...

Scorpion,

Porta game e teclado são usados no joystick, alguns comandos são na porta game, outros no teclado.
Esse post explica essa parte:
http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2007/02/o-joystick-de-mouse-evoluiu-parte-2.html

Abraço

Anônimo disse...

pode me mostra como ligol a embreagem e a marcha q vc nao mostrou e nem esplicou nessas paginas vlw

bruno disse...

naum entrendi a foto 13 algem pode me exolicar vlw

Saulo disse...

Anonimo,

Os esquemas elétricos de ligação estão neste post: http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html
o primeiro esquema inclui a ligação da embreagem e o segundo esquema inclui as ligações das marchas

Bruno,

A foto 13 é o contato do freio de mão, o canto da alavanca bate no metal e fecha o contato ali.

bruno disse...

oque vcs usaram na foto 8 ??????????
e de um brinquedo alguma coisa assim?
onde consigo um desse????????????? vlw

bruno disse...

como faz o clip pro freio de mao eu sei para embreagem + caomo faz com o freio de mao

bruno disse...

onde foi encaixado os fios do clip da embreagem das borboletas e do freio de mao em um mause ??????

Saulo disse...

bruno,

A foto 8 é uma peça feita com pedaços de madeira, a mesma aparece na foto 3. Não tem pra comprar, vai ter que fazer.
O clip do freio de mão segue o mesmo princípio, encosta os ferrinhos e fecha o contato.
Os fios foram montados de acordo com esse esquema http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

Abraço