sexta-feira, março 02, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 4 - os botões]

...
O joystick tinha que ter uns botões dignos de máquinas de fliperama... e esses botões não tem pra vender, então a solução foi fazer:

Primeiro material dos botões é a massa plástica, aquela que passam onde o carro tá amassado.

Daí foi colocado massa plástica dentro de uns canos pra ela tomar forma e depois que a massa secou, tiramos dos canos e lixamos um pouco pra caberem nos mesmos canos com um pouco de folga.
Todo o material pronto, os canos, os botões de massa plástica já lixados e os interruptores de um teclado antigo.
Montando os interruptores e colando com Araldite

Furando a mesa pra encaixar os interruptores

Todos os furos feitos. Detalhe: os dois furos mais embaixo, na coluna lateral foram feitos com a finalidade de trocar de estação de rádio no GTA.

Botões já encaixados e colados.

continua...

9 comentários:

Cleverson disse...

Só posso dizer uma coisa, há essa altura do campeonato...

Mal posso esperar pra ver isso pronto... hehe...

[]'s

Saulo disse...

calma Cleverson, calma...
se uma hora tu quise joga eh soh aparece aqui, serio mesmo.
flws

Cleverson disse...

Ó uma idéia pra vcs aí: http://kooki.ca/van/

Embora o que vcs fizeram eh mto mais criativo, com certeza!

bruno disse...

aki esse da http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239295334-cola-plastica-universal-anjo-_JM

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Saulo disse...

bruno,

Você pode comprar os botões prontos, não precisa fazer.

Anônimo disse...

Se eu for fazer qualquer coisa que precise ficar pressionada (um freio-de-mão ou uma alavanca de pisca e farol) usando esses interruptores de teclado, daria certo? Pq o botão precisaria ficar pressionado o tempo todo, não é? Então daria erro, pq o Windows só deixa 3 botões ao mesmo tempo.

Me explica melhor por favor isso. Espero que tenha me entendido.

Outra dúvida é com a porta-game. São só três dúvidas: onde posso comprá-la; como/onde vou conectá-la em meu PC; e a outra dúvida é a seguinte: vi o esquema da porta em um site que vc passou o link, onde explica onde colocar cada fio de cada coisa, mas eu só preciso "enfiar" o fio lá no "buraco"? E vai funcionar? haushsua'

Bom.. essas dúvidas são as únicas que eu preciso que alguém me responda e eu tava com elas guardadas à muito tempo. Tomara que vc leia essa postagem, parece que não anda mais olhando o blog. ;s abraço.. kk

Saulo disse...

Markson,

Dá certo sim, pois poucos botões são pressionados ao mesmo tempo, nunca chega a 3, você não vai pressionar a buzina, puxar o freio de mão e mais alguma coisa... Além do mais, a porta game é pouco usada atualmente, todos os computadores novos vem sem ela, minha sugestão é comprar um controle de playstation e um adaptador usb para esse controle. Depois tu abre o controle do play e pega os potenciometros, liga eles no teu joystick, liga os fios dos botoes e assim por diante...

Abraço

Anônimo disse...

Vc não entendeu ainda o que eu disse. Vamos imaginar um teclado; quando vc aperta a tecla 1, por exemplo, a 1ª marcha é acionada, então vc solta esse botão.

Mas se eu for fazer uma alavanca igual vcs fizeram, vou precisar que ela fique no lugar que eu a empurrar, entendeu? Quando eu colocar a 1ª marcha ela vai precisar ficar na posição que eu coloquei e não voltar pro centro, ou seja, o botão vai ficar acionado, então daria erro quando eu tivesse com alguma marcha engrenada mais algum outro botão.

Só queria que me explicasse melhor isso.


Boa idéia, como eu tinha falado em outro post, o joystick de play serve. :D

Saulo disse...

Markson

Usamos botões de teclado velho, que tem uma mola dentro, quando tu empurra a marcha, ela pressiona o botão e o botão empurra a alavanca devolta. Simples assim, o botão aperta, troca a marcha depois ele volta pro lugar e "desaperta".

Abraço