quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O joystick de mouse evoluiu! [parte 2 - a interface com o PC]

Continuando os posts sobre o joystick que eu e meus manos fizemos... essa segunda parte é da interface com o computador, coisa que sobrou pra mim, já que nenhum dos outros dois se mete a mecher em eletrônica. Decidimos usar a porta Game do pc, já que é muito fácil fazer o circuito pra usar ela, e usar os eixos dela é perfeito para o que nos precisamos: cada eixo tem uma variação binária de 00000000 (0 volts) a 11111111 (5 volts) e o meio é 10000000 (2,5 volts), ou seja 0 a 255. Com isso é possível fazer com que os movimentos sejam suaves, as curvas, a aceleração....
Só que temos um problema:
A porta Game do computador suporta no máximo 4 botões e 4 eixos e precisamos de mais, muito mais botões que isso (mais pra frente você vai saber pra que).

Bom, pra resolver o problema seria fácil, embutir um teclado (isso, um TECLADO) no joystick, mas um teclado custa. E dois conectores seriais custam muito menos, e assim o teclado continuaria utilizavel, então... (veja com seus proprios olhos)Sim, os fiozinhos soldados na placa vão pro joystick, 8 fios no total, que abrangem a parte do teclado numérico e por acidente o espaço o enter e a setinha pra cima. Encima disso ai vai a membrana de plástico que tem os contatos gravados nela com tinta condutiva, que ligam essa plaquinha ai com as teclas do teclado.Conector serial grudado no teclado, fica prático, se quer usar o pc desconecta o joystick e usa o teclado, se não quiser não precisa, o teclado funciona em paralelo.Fico bonito, até parace que tu pode conecta um mouse serial direto ali... ué tem teclado com USB, porque que o meu não pode ter uma serial? usahusahuashuhusahusa

Continuando... Usando a porta Game

Todos sabem que um cabo de rede tem 8 fios dentro... e como eu não estava afim de usar 2 cabos pra ligar a porta Game (15 fios) ao joystick decidi ver o que realmente era necessário, faça as contas comigo:
- 1 eixo para o acelerador
- 1 eixo para o freio
- 1 eixo para a direção
- 1 botão para a embreagem (poucos jogos tem suporte... mas vai um botão pra ela)
- 2 botões para as "borboletas" esquerda e direita da direção, que pode ser usada pra várias funçôes, desde nitro, trocar de marchas, buzina, mudar visão, etc...
Desta maneira alguns jogos que não suportam multiplos controles diferentes, tipo teclado e porta Game ao mesmo tempo, quando configurados corretamente permitiriam o uso do joystick com as funçoes mínimas de acelerar, freiar, direção, embreagem e mais dois botões pra qualquer outra coisa que quiser.
Assim deixei fora um eixo e um botão e usei um cabo só

Primeiro teste, pra ver se tudo funciona... agora imagina: três caras... um com o resistor variável do acelerador, outro com o do freio e outro com o da direção, todos na frente do pc tentando jogar Need Carbon, imaginou?
Detalhe do conector, que era um de porta paralela com os pinos arrancados pra funcionar na porta Game que só tem 15 pinos

Tudo direto na porta Game, os grandões ali, ligados com os fios laranja são os resistores variáveis...

É isso, outra hora continuo... não vai demorar.

Edição:
Vejam este post, tem os diagramas e mais informações http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

30 comentários:

Cleverson disse...

Cara!

Eu só posso dar meus parabéns a vocês, sério mesmo... Mto sem noção isso... heauheuaheuaheau

Sabe Pink e o Cérebro? O que nós vamos fazer hj a noite Cérebro? O que fazemos todas as noites, Pink... Vamos fazer um volante para jogos com o mouse...

A diferença eh q o d vcs funciona!! heuahuaheuaehuaheeehaueau... Massa! Mto massa!

Aliás, acho que Crepúsculo Tecnológico já não está mais sendo um nome muito bom para o blog... Podia ser "Amigos do MacGyver", "MacGyver's Blog" ou "MacGyver Tools", sei lá... heuaheuaehuaheu

Parabéns, de novo... É só o que eu posso dizer... hehe

Anônimo disse...

ow
vcs saum um genio msm heim

eu tenho uma duvida
aonde na placa do teclado eu posso obter as funcoes das

4 Setinhas
W S A D
o 0 (zero)
ESpaco
se vc poderem me responder eu agradeco

Saulo disse...

Você vai precisar abrir o teclado e olhar quais trilhas fazem contato das teclas que você precisa, e depois soldar os fios para os novos botões externos de acordo com a finalidade. é isso ae, eu poderia dizer exatamente mas os modelos de teclado são diferentes.

qualquer dúvida pode perguntar, a gente ajuda sem problemas.

abraço.

Luiz Carlos disse...

Amigo, estive lendo o seu blog e te parabenizo pela criatividade e gostaria que vc respndesse uma duvida. Estive pensando em fazer um manche para usar no Flight Simulator e queria saber o que vc me sugeria, usar os botoes do teclado ou a porta de jogos. No caso da porta de jogos, quais seria os pinos que eu deveria usar para o resistor variavel de direcao e de profundidade?

Marcius Vinicius disse...

Ai caras gostaria de parabeniza-los e agradece-los, digo isso pos tenho um grupo de amigos e temos umas idéias locas tbm entende né, mas diferente de vcs agente nunca coloca em pratica ao menos a maior parte, mas ver o que vcs fazem me deu uma inspiração e com certeza vou começar tbm. Mando noticias. abraços. ai se quiserem me add pra gente trocar idéias tá ai: diguinho_vp2@hotmail.com.

Luiz Henrique disse...

qual o modelo dos potenciometros?
quando fui comprar me perguntaram que modelo que era, e como não diz no texto resolvi perguntar. Pode ser qualquer um ou tem um de potencia especifica?

Anônimo disse...

Cara preciso saber se esses potenciometros são logaritimos ou lineares grato respondam por favor

Saulo disse...

Luiz Henrique:
Acho que esqueci de responder teu comentário... mas antes tarde do que nunca.
os Potênciometros são de 5K e podem ser do formato que você achar melhor pra construir o resto do joystick.

marverick:
os potênciometros são lineares, não sei como ficaria com o logaritmicos. Estava pensando se conseguisse algum logaritmico que tivesse 50% da resistência em 50% do curso (volante no meio, carro indo reto...) e conforme fosse chegando nas extremidades a resistencia aumentaria em uma razão não proporcional (cada vez maior), talvez teria um resultado interessante: em curvas leves você teria um controle maior do que com um potenciometro linear, mas conforme se vira mais o volante, mais aumenta (ou diminui) a resistencia, fazendo que que se perca um pouco o domínio do carro nos extremos do resistor, mas em compensação vira-se menos o volante e mesmo assim mantem-se um dominio bom em curvas leves...

pontinhos = resitência

linear
0% 50% 100%
. . . . . . . . . . .

logaritmico
0% 50% 100%
. . . . . . . . ...

logaritmico que seria preciso (não sei se existe)
0% 50% 100%
.. . . . . . . . ..


bah... acho que viajei demais
flws

Anônimo disse...

PArabéns aew
Show de bola, msm

Soh q tenho uma duvida

Eu fiz um a algum tempo, a unica diferença eh q o freio e o acelerador eu usei botões e nao potenciometros.

Daew descubri o site de vocês, e tentei fazer um com potenciometros no acelerador e no freio, soh q na hora de joga, o NFSMW não pega o freio e o acelerador enquanto o volabnte ta tudo ok.
Fui tenta configurar na opção controles do need, e nao consigo colocar como c fosse o eixo.

Jah xequei tudo

Será q pode me ajudar

Obrigado

Espero q eu consiga faze um igual ao de vocês.

Saulo disse...

marlon,
o potenciometro tem que ser de 100k e com as ligações do terminais certos (tenta no chute até achar uma combinação que funcione)
faça isso no painel de controle na parte onde configura joystick, adiciona um novo e vai testando. obs.: pode ser conectado e desconectado a qualquer momento mesmo com o pc ligado.

flws

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho!!!

Mas tenho uma duvida...
Na porta que vcs colocaram no teclado eu intendi, mas na outra ponta nao intendi o que vai, pois uma hora parecia que ia os 3 potenciometros e os botoes, mas depois parece que eles vao ligados na porta game! eu nao intendi...

Agradeço desde ja atencao! (Y)

Anônimo disse...

Tipo os botoes e os potenciometros, serao ligados no teclado (na entrada feita), ou no cabo GAME feito?! Cara toa tras de fazer um desses, mas vou te falar viu, saihsaiu, ta fogo.

Rodrigo disse...

eu gostaria de saber se posso usar o mesmo esquema num cabo de ps2

bruno disse...

algem pode me falar um saite onde posso comprar esses pugs vlw

bruno disse...

opnde compro resistor variável ?????

Saulo disse...

vamos lá, antes tarde do que nunca.

Jonas,

Acho que pelo tempo você não tem mais essa dúvida, mas pode servir pra outros.
O conector do teclado é para ligar os botões do joystick, que vão ser como se fosse teclas do teclado sendo pressionadas, e a porta game é separada disso. Esse post do esquema elétrico explica bem: http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

Rodrigo,

O mesmo esquema serve para teclado PS2 quanto para USB, tanto faz. Mas se você quis dizer PS2 de playstation2 a resposta é não.

Bruno,

Você se refere ao plug serial? se sim, não precisa comprar de site, em qualquer eletrônica tem, o mesmo vale para o resistor variável de 100K

bruno disse...

oq sao aqueles negocios ligados com os resistores ??

bruno disse...

onde compro o connector tara o pota-game ?????

bruno disse...

ae galera o nome do cabo e db9

rafa disse...

meu pc tem uma entrada dessa atras ainda e presiso colocar no teclado ?????????

Saulo disse...

bruno,

[bruno disse...
oq sao aqueles negocios ligados com os resistores ??]

Que negócio? em qual foto?


[bruno disse...
onde compro o connector tara o pota-game ?????]

Conector para porta game? se for isso, a maneira mais fácil e conseguir de sucata de joystick velho. Ou fazer uma gambiarra com um conector DB25.

[bruno disse...
ae galera o nome do cabo e db9]

O nome do conector que é instalado no teclado é DB9 mesmo.

Saulo disse...

rafa,

Qual conector? o de porta game ou um conector serial do tipo que é colocado no teclado?

Rubenilton junior disse...

como e que eu encontro a porta game do meu pc

Saulo disse...

Rubenilton,

Procure por "gameport" no google, olhe as imagens e veja se o seu pc tem. Lembrando que se o computador for atual, é bem improvável que ele venha com uma porta game.

Rubeniton Mendes Linhares Filho disse...

meu teclado tem aquelas malhas de plastico transparente uma sobre a outra e uma pequena placa que fica embaixo do numeros a direita, o mesmo trilho que passa por um botão passa simultaneamente por varios outro ate chegar na placa, como como eu faço pra saber qual trilho faz o que? se poder mostrar algumas imagns iria ajudar muito.

Saulo disse...

Rubenilton:

Olhe este post: http://crepusculotecnologico.blogspot.com.br/2008/01/joystick-esquema-eltrico.html

Abraço

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo trabalho.

Se eu comprar um joystick para pc (um analógico), logo terei 2 potenciômetros, portanto, se eu comprar dois joysticks terei 4 potenciômetros. Dessa forma poderei desenvolver o projeto. Estarei certo?

Saulo disse...

Markson,

Não precisa comprar joysticks, compre só os potenciometros em uma eletrônica.


Unknown disse...

Cara, Explica Melhorzinho aew isso fazendo favor, kero fazer um a partir do meu teclado, mas quero ter cuidado, explica aew bem detalhado como se feis, a logica!

Paulo disse...

Saulo vc sabe como faço uma placa usb para os botões e os potenciômetros tipo a placa stargate ng?